quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Dieta das Proteinas

Dieta das Proteínas: essa dieta gerou muitas controversa entre médicos e nutricionistas, já foi de benéfica para a saúde á vilã de uma de uma dieta saudável, hoje sabe-se que, apesar de não ser a melhor dieta, também não é das piores se realizada por cerca de apenas 1
História
Tudo começo nos anos 70, quando o cardiologista americano Dr. Robert Atkins resolver pesquisar uma maneira de melhorar a vida de seus pacientes obesos com altos índices de colesterol e triglicerides. Daí surgiu a famosa dieta das proteínas, enxugando as temidas gorduras do sangue e da silhueta dos obesos.

Como Funciona
O principio da dieta é bem simples: baixar o índice de insulina no sangue, já que a alta taxa do hormônio no sangue esta ligado a sensação de fome, para isso é necessário um corte drástico nos carboidratos (pão, massas, batata, frutas,). Esse corte radical  leva á queima intensa de gordura pois uma das tarefas da insulina é economizar gordura para manter as reservas de energia, então uma vez sem os carboidratos e consequentemente sem insulina e energia o metabolismo tem que buscar outra fonte de energia - a gordura .

Passos
Essa dieta se define em 4 etapas básicas que são:

Indução
Dura em torno de 2 semanas e tem o objetivo de forçar o corpo a entrar no processo de cetose rapidamente, limitando o consumo de carboidratos a 20 gramas por dia. Nessa fase é onde ocorre a maior perda de peso (2 a 4 kg). Nessa fase estão liberados carnes, queijos e outros produtos ricos em gordura enquanto apenas os vegetais com baixo teor de carboidratos são permitidos, como brócolis, tomate e alface, mesmo assim limitados a 3 porções pequenas por dia.

Perda de Peso Contínua
Nessa fase, a ingestão de carboidratos pode ser aumentada em 5 gramas por dia e dura até que o peso esteja em torno de 5 kg acima do desejado. O objetivo dessa fase é determinar qual a quantidade de carboidratos máxima que faz com que você perca peso.

Pré Manutenção
A ingestão de carboidratos é aumentada até que se determine a quantidade que faça com que a pessoa não ganhe peso.

Manutenção
Fase que incentiva a pessoa a manter os hábitos alimentares das fases anteriores e dura pelo resto da vida, com possibilidade de voltar às fases anteriores caso necessário.

Alimentos Permitidos
Abobrinha verde, Acelga, Agrião, Água com gás, Água Natural, Água Tônica Diet, Alface, Aspargos, Atum, Aves, Azeite, Azeitona com tempero, Bacalhau, Bacon, Berinjela, Brócolis, Café, Camarão, Caranguejo, Carne em geral, Caviar, Cebola como temper, Chá (cidreira, mate,etc...), Chicória, Chuchu, Club-Soda, Coca Light, Cogumelo, Couve, Couve-flor, Espinafre, Frango, Gelatina Diet (sem carboidratos), Guaraná diet, Jiló, Lagosta, Limão, Lingüiça, Manteiga, Margarina, Mexilhões, Nabo, Omelete, Ostra, Ovos (fritos, cozidos, mexidos , omeletes), Ovos cozidos, Peixe, Pepino, Pepsi Light,Pimenta, Pimentão, Presunto, Queijos, Quiabo, Rabanete,Repolho, Sal, Salada verde, Salaminho, Salpicão (maionese caseira, salada, pimentão), Salsa, Sashimi,  Soda Diet, Sopa de legumes, Suco Clight (Maçã verde, Pomelo Rosa, TEA Maça), Sukiaki sem macarrão, Tomate (até 3 por dia), Trident, Refrigerantes Zero

Alimentos Proibidos
Abóbora, Açúcar, Adoçantes com Frutose, Adoçantes com Lactose, Água Tônica, Almôndegas, Amendoim, Amidos, Arroz, Balas, Balas diet, Banana, Batata, Beterraba, Biscoito, Bolachas, Bolos, Caju, Cará, Carboidratos, Catchup, Catupiry, Cereais, Chiclets, Doces, Ervilhas, Fanta Diet, Farinha, Feijão, Figos, Frutas, Frutas Secas, Gelatina (Oatker Diet), Gelatinas (Royal Diet), Geléia, Leite, Leite Desnatado, Macarrão, Mandioca, Massas em Geral, Mel,  Milho, Mortadela, Panquecas, Pão, Passas, Petiscos, Pomarola, Pomodoro, Salsarette, Salsicha, Seven’up Diet, Soja, Sorvetes, Sprite Diet, Suco de Frutas,Tâmaras, Trigo,Yogurt .

Cardápio
já fiz essa dieta a um tempo atrás e afirmo que funciona, voutei engordar por única e exclusiva culpa minha, mas vou voltar a fazer apos o natal (não vou conseguir esperar até o ano que vem). De inicio há um pouco de dificuldade pois a base de nossa alimentação são os carboidratos ai não sabemos o que fazer com tantas proteinas, mas almenos não passamos fome.
Aqui vão umas dicas de cardápio:
café da manhã: ovos em diferentes métodos de cocção - frito, mexido, cocote, cozido - com queijo (de preferência os brancos) café e chá com adoçante ou bebidas dietética - sucos de pó ou refrigerantes.

Almoço: Saladas verdes como alface e repolho com tomate, frango ou cortes magros de carne, bebidas dietética e gelatina diet de sobremesa.
Lanche da Tarde: que tal mix de queijo branco com lascas de queijo amarelo ? e um chá verde ou de ervas ?
Jantar: carne de porco com molho caseiro de tomate, salada de agrião e bebidas dietética

Nenhum comentário:

Postar um comentário